Compare Preços em milhares de Lojas no Buscapé e no Bonfaro!
Clique em umas das imagens para conferir OFERTAS e comparar preços...
Encontre e monitore ofertas com mais facilidade.

Pô, que legal que seria jogar este game com um amigo...

Esta é a frase que resume mais um Especial do Baixaki Jogos. Aqui, o tema consiste basicamente em todos aqueles jogos que poderiam ter um modo de campanha cooperativa offline, mas não têm.

A impressão de muitos jogadores é que os games que virão a seguir incitam aquela famosa sensação de desapontamento, pois os jogos poderiam ser muito mais completos e divertidos com essa funcionalidade. Gears of War é um bom exemplo de título que é bastante desfrutado por dois jogadores em uma mesma plataforma seguindo a trama principal do game.

Ultimamente, os desenvolvedores de videogames têm investido demasiadamente em modos multiplayer online, tamanha a quantidade de gamers que possuem conexão com a web. Isso ainda facilita a possibilidade de programar um modo que suporte mais de quatro jogadores em uma mesma partida.

Ainda assim, há muitos que preferem uma experiência mais próxima. Sempre é divertido olhar nos olhos do jogador participante, incitá-lo a errar com gestos, dar risadas com ele pessoalmente. No entanto, alguns dos melhores games já lançados não oferecem esse tipo de diversão.



Enredo, trama, campanha, história principal
Em modo co-op, é claro
Relembrando: os games abaixo — infelizmente — não possuem campanha offline em modo cooperativo. Algumas ideias podem parecer completamente malucas, mas a proposta é refrescar a memória dos usuários com títulos que poderiam ser ainda mais divertidos do que já são.

Crackdown
Aclamado por alguns, criticado por muitos. Em teoria, Crackdown poderia ser "o GTA IV de 2007". Certas falhas e uma estranha sensação de vazio obscurecem as qualidades do jogo: belos cenários, habilidades interessantes e explosões muito impactantes.

Felizmente, Crackdown conta com um modo cooperativo. Só que esse modo é apenas online ou através de dois Xbox 360 inter-conectados. Não foram poucos os jogadores que se iludiram ao pensar que a inusitada proposta apresentada pelo game da Realtime Worlds pudesse ser experimentada a dois em um mesmo console.

Com isso, resta o pensamento: como seria a ação de Crackdown se dois jogadores tivessem a oportunidade de progredir simultaneamente em um mesmo Xbox 360?

TMNT
As jovens tartarugas ninja mutantes (Teenage Mutant Ninja Turtles) não despontaram de forma expressiva no mundo dos videogames. Entretanto, os fanáticos pelas famosas tartarugas foram praticamente obrigados a conferir o game dedicado para várias plataformas: PC, PlayStation 2, GameCube, Nintendo DS, PlayStation Portable (PSP), Game Boy Advance, Nintendo Wii e Xbox 360.

Com um forte potencial para ser um título de ação/plataforma bem-sucedido, TMNT falha em vários aspectos. Mas um deles é ainda mais absurdo: a falta de um modo multiplayer de peso. Não é possível que mais de um jogador experimente o combate propiciado por quatro figuras incrivelmente famosas no mundo do entretenimento.

Mas, que isso seria interessante, seria.

Call of Duty 4: Modern Warfare
Brilhante. Simplesmente brilhante. E melhor ainda: com um modo multiplayer espetacular. Só que, apesar de conter tanto uma campanha avassaladora quanto emocionantes combates em rede e online, Modern Warfare poderia ter uma história principal compartilhada por mais de um jogador.

Aqueles que já experimentaram a campanha do game podem confirmar a seguinte afirmação: a imersão é praticamente inevitável. O gênero FPS — tiro em perspectiva de primeira pessoa — foi revigorado com a chegada desta obra-prima da Activision. No PC, então, o jogo explodiu: milhões de fãs em todo o planeta.

Grand Theft Auto IV
Sem comentários para Niko Bellic. O croata personifica a maior produção da história da indústria do entretenimento. E sim, há um multiplayer no qual vários jogadores podem embarcar em combates violentos com helicópteros, lanchas e armas de muitos tipos.

Neste caso, há até mesmo um modo cooperativo... Online, apenas. Como seria bom se mais de um jogador (em uma mesma plataforma) pudesse mergulhar nas aventuras de Niko, dialogando com seu companheiro sem nenhum tipo de interferência.

É claro que nem tudo é perfeito. O fato de GTA IV não possuir um modo cooperativo offline representa uma das poucas falhas do game, que foi aclamado espetacularmente por críticos de toda a Terra.

Killzone 2
Para consoles, um dos melhores FPS de todos os tempos. A ideia de um modo de campanha cooperativa offline pode parecer meio bizarra, visto que Killzone 2 é exclusivo para o PlayStation 3, mas diversão nunca é demais, não é mesmo?

O ideal seria uma tela dividida em até quatro jogadores, com plena visibilidade, gráficos excelentes e nenhum problema no desempenho dos tiroteios. Levando em consideração que Killzone 2 preza pela qualidade gráfica, seria um tanto complicado para que a equipe de desenvolvedores da Guerrilla Games pudesse manter esse nível em um modo cooperativo offline.

Dead Space
Ponto para o Wii. A versão de Dead Space destinada ao console de última geração da Nintendo conta com um modo que não consta em nenhuma outra edição do game: co-op offline.

Na realidade, o melhor seria que todas as versões de Dead Space tivessem essa funcionalidade. O título foi uma surpresa para muitos, pois poucos afirmavam que o curioso "survival horror" da Electronic Arts fosse explodir com tanto estrondo.

Enfim, Dead Space bem que poderia contar com mais uma forma de diversão. A esperança, agora, é que Extraction — a versão para Wii — possa completar essa característica faltante nas demais edições.


God of War
Por último (mas não menos importante), Kratos. Será que a presença de outro "fantasma espartano" ocultaria o sucesso gerado pela figura que simboliza a ação nos videogames? Ou será que a história de Kratos poderia ser compartilhada, gerando assim um modo cooperativo com dois controles?

A sugestão está dada, apesar de que muitos fãs do guerreiro possam reprová-la. God of War é uma franquia de sucesso, o terceiro game está vindo... Veremos se o terceiro game preencherá essa lacuna de diversão encontrada nos dois primeiros títulos da série.


E aí?
Mais algum?

Claro que as propostas acima podem soar estranhas para diversos usuários, mas, ainda assim, não podemos deixar de considerá-las válidas. Multiplayer é um aspecto que sempre auxiliou na diversão dentro dos videogames (os MMOs que o digam).

E você? Conhece mais algum título que poderia se enquadrar nessa categoria? Qual jogo, além dos citados acima, poderia ter um modo de campanha cooperativa offline e não tem?

0 Comentário

:)) ;)) ;;) :D ;) :p :(( :) :( :X =(( :-o :-/ :-* :| 8-} :)] ~x( :-t b-( :-L x( =))

Postar um comentário