Compare Preços em milhares de Lojas no Buscapé e no Bonfaro!
Clique em umas das imagens para conferir OFERTAS e comparar preços...
Encontre e monitore ofertas com mais facilidade.

Entre no cokpit e assuma o volante! É o retorno da Formula 1 para os consoles caseiros.

Com a Ferrari no meio do seu pior período desde 1981 e o atual campeão do mundo em rota de colisão (enquanto lida com os problemas de design da nova McLaren) o circo da Formula 1 parece fazer jus a tal alcunha em um dos inícios de temporada mais confusos dos últimos tempos...

Na verdade o campeonato mundial de Formula 1 de 2009 trouxe a tona vários conflitos e confusões antes mesmo do seu início — graças às revisões e novas incorporações às regras do consagrado campeonato.

Em meio a esse cenário tão agitado a Codemasters revelou que firmara um acordo com a FIA para a produção de um jogo da Formula 1. Pela primeira vez em anos os fãs do automobilismo internacional poderiam experimentar as possantes máquinas monoposto em mais de uma plataforma, visto que desde F1 Challenge '99-'02 da EA Sports, a Sony manteve um forte aperto sobre as licenças da Formula 1.

A principio, a empresa que trouxe GRID e DiRT, está desenvolvendo o versões do jogo para o Xbox 360, PlayStation 3 e PC, entretanto em uma reviravolta incrível o tradicional estúdio britânico anunciou a as versões para as plataformas de sétima geração só serão lançadas em 2010, enquanto que outras duas edições, uma para o Wii e outra para o PSP vão para pista já nesse ano.



Volta de apresentação

Passada a decepção inicial, a decisão da empresa parece ser a mais racional. Formula One 2009 para o Wii e PSP promete ser um simulador automobilístico da melhor qualidade. A Sumo Digital, equipe de desenvolvimento sediada em Sheffield (a mesma por trás de Virtua Tennis 2009) está trabalhando com a poderosa engine proprietária da Codemasters, a EGO (que já impulsionou os gráficos dos já citados GRID e DiRT.

Ao contrário do que a escolha das plataformas possa indicar o retorno da Formula 1 aos videogames não será nas infantilizado, com Miis ou qualquer outro tipo de figura caricata, como Jason Wakelam — produtor executivo do jogo — confirma.

O executivo afirma que o jogo será um simulador de Formula 1 que foge do arcade e entra no campo da simulação sem se tornar hardcore ao ponto de exigir um ajuste afinado do ângulo dos aerofólios traseiros e dianteiros.

Parada no box
Autenticidade deve ser a tônica do jogo, que contará com todos os aspectos da atual temporada da competição. Todos os vinte carros (sendo que as escuderias participaram ativamente na modelagem dos veículos digitais) e seus respectivos pilotos, bem como os dezoito circuitos (recriados em detalhes), estarão presentes em toda a sua glória.

Além disso, o jogo também contará com a recriação dos eventos da temporada, isso mesmo, da dobradinha da Brawn no GP da Austrália até a última curva de Abu Dhabi (nova para da Formula 1). O título promete recriar as condições das corridas (clima) e os eventos, como os carros que saíram da corrida, acidentes, punições e assim por diante.



Outro ponto importante no quesito autenticidade é a incorporação do controverso KERS, ou Kinetic Energy Recovery System — um complexo sistema armazena a força dissipada pelas frenagens, colocando-a em uso como um pico a disposição do piloto. O sistema que para os jogadores é simplesmente definido como um “cogumelo” capaz de dar uma arrancada de aproximadamente seis segundos.

Com que pneu?
Atento a um dos fatores mais influentes nas corridas de Formula 1, os desenvolvedores da Codemasters não deixaram por menos e prepararam um sistema de climas dinâmico (quando não estiver no modo campanha, que reproduz os eventos da temporada 2009).

Sol escaldante, chuvas fortes e tempo agradável, toda e qualquer mudança no clima é deixa para uma agitação nos box de cada equipe, que poderá personalizar diferentes estratégias para cada um dos cenários imaginados pelos pilotos/jogadores.

Além disso, o jogo também contará com um sistema de danos realistas. Por falar em realismo essa realmente é a aposta do jogo, que pretende trazer a experiência de um dia de corrida para os videogames, o diferencial é que tudo acontece através do ponto de vista do piloto (o que parece lógico, mas nunca foi efetivamente implementado em um título).

Por exemplo, a corrida é comentada o tempo todo através do rádio da equipe. O recurso que já apareceu em outros jogos de Formula 1 ganha uma nova dimensão a partir do momento em que essas conversas fazem parte ativa da jogabilidade. Podendo indicar o tráfego que está pela frente, a melhor estratégia a ser utilizada e até mesmo a programação da corrida — como o pit-stop, os pontos de aceleração e a hora certa de segurar um adversário e assim por diante.

O melhor de tudo é que as vozes serão bem familiares, já que a existe uma forte possibilidade de alguns engenheiros das grandes marcas da Formula 1 trabalharem nas dublagens do jogo, ou seja, Rob Smedley, mecânico de Felipe Massa pode “aparecer” para dar umas sugestões pelo rádio da equipe.

Bandeira quadriculada
O fato é que Formula One 2009 deve saciar até mesmo aos jogadores mais hardcore, mesmo que este não seja exatamente o foco da empresa, que pretende explorar esses fãs (órfãs de um jogo oficial da competição a mais de dois anos) com a versão final do jogo que será lançada somente em 2010.

Essa versão pretende explorar um novo Mercado, formado pelos novatos que pela primeira vez demonstram interesse pelo campeonato. Uma audiência que rejuvenescida, que desconhece a precisão de Michael Schumacher que dominava as pistas como um metrônomo e que se diverte com o arrojo de pilotos como Sebastian Vettel e Lewis Hamilton.



Para tanto a empresa aposta nesse dinamismo e já adianta que o jogo trará diferentes modalidades de jogo, incluindo disputas splitscreen no Nintendo Wii e um multiplayer ad-hoc no PSP com suporte para até quatro jogadores simultâneos.

Outra modalidade interessante são os desafios da F1 — situações de corrida nas quais os jogadores devem cumprir alguns objetivos específicos, como por exemplo, levar um carro com somente duas marchas até o box sem perder posições, ou quem sabe recriar as últimas voltas de Lewis Hamilton no GP Brasil do ano passado (que lhe rendeu o título de campeão).

Formula One 2009 para Xbox 360, PS3 e PC pode estar distante, mas essa versão para o Wii e PlayStation Portable deve cruzar a linha de chegada antes, oferecendo um gostinho da champanha que está por vir.

0 Comentário

:)) ;)) ;;) :D ;) :p :(( :) :( :X =(( :-o :-/ :-* :| 8-} :)] ~x( :-t b-( :-L x( =))

Postar um comentário